Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

As tatuagens no mundo do crime.

Um breve relato sobre as mais comuns tatuagens e seus significados dentro e fora das penitenciárias por parte dos criminosos.

Publicado por Walter Schvabenland
há 5 anos

Décadas atrás, o ato de se tatuar era visto com preconceito e discriminação por parte da população. Indo até o outro lado da meia noite, as tatuagens são a muito tempo utilizadas para identificar pessoas que vivem à margem da Lei. Muitas são realizadas pelos próprios detentos e marginais, porém é verdade que outras também são executadas de maneira forçada. Não incomum, ao abordar um suspeito e se deparar com determinados desenhos, a autoridade policial consegue identificar um ex-detento e se preparar para, caso necessário, fazer o uso progressivo da força. A seguir, alguns exemplos de tatuagens utilizadas dentro e fora dos presídios e seus respectivos significados:

"Taz-Mania": Taz-mania é um demônio da tasmânia conhecido pelo desenho produzido pela Warner Bros. na década de 90. O personagem, que corre em rápida velocidade e causa pânico e confusão por onde passa, é tatuado por praticantes de furtos e roubos coletivos, geralmente realizados durante os famosos "arrastões".

"Papa-léguas" ou "Ligeirinho": A figura destes personagens é utilizada por criminosos que fazem uso de motocicletas para distribuir drogas ou armas nas regiões onde atuam. São famosos (e se orgulham disso) por fugir de abordagens policiais em alta velocidade, muitas vezes conseguindo descartar os objetos ilícitos durante a fuga. Diante da legislação frágil e a ausência de provas contra estes, geralmente são colocados em liberdade em pouco tempo e reincidem nos atos criminosos.

"1533": A numeração faz referência à 15ª letra do alfabeto (P) e à terceira (C). É usada por membros do Primeiro Comando da Capital, organização criminosa presente hoje em todos os estados do Brasil. Seu uso sem a devida autorização é punida com a morte. Outros símbolos ligados ao PCC são o "Yin-Yang" e escorpiões.

"Palhaço": A tatuagem com a imagem de um palhaço é uma das mais comuns, conhecida por fazer parte do corpo daqueles que cometem diversos crimes. Simboliza a prática de roubos, formação de quadrilha e assassinato de agentes da segurança pública. Na malandragem, quando a figura é tatuada com lágrimas, indica que amigos ou parceiros do portador foram mortos em confrontos. Já quando cercada por caveiras, indica que o indivíduo é um "orgulhoso matador de policiais".

"Pênis": É de conhecimento geral que os criminosos não gostam de estupradores. Quando sobrevive dentro da prisão, muitas vezes o estuprador torna-se frequente vítima de abuso sexual por parte dos demais apenados, além da violência física constante. Para marcar o estuprador, muitas vezes uma tatuagem de uma genitália masculina é feita em um local de fácil visualização.

"Faca na caveira": Apesar de muito cultuado por admiradores das forças policiais e usado por diversas forças de elite em território nacional para representar suas divisões, a "faca na caveira", conhecida devido ao filme "Tropa de Elite", possui um significado diferente no mundo do crime: Ela indica que o marginal é um matador de policiais. Só pode ser feita, porém, por àquele que de fato já matou comprovadamente um agente da segurança pública. É ostentada com muito orgulho no mundo do crime como um símbolo de enfrentamento ao sistema, liderança e periculosidade.

"Arame farpado": Tal símbolo possui vários significados negativos em relação ao indivíduo. Muitas vezes é associado àquele que dedura seus companheiros, o conhecido por "x-9". Também é usado para identificar o indivíduo "talarico" ou "fura-olho", sendo este àquele que usa situações de vulnerabilidade, inclusive a atual situação do cárcere de determinado apenado, para ter relações afetivas ou sexuais com uma mulher comprometida. No caso de uma serpente estar envolta do arame farpado, esta indica um bandido que não é confiável (em seu meio) e que faz qualquer coisa para se dar bem.

"Pontos": Um dos principais códigos entre detentos, os pontos podem ter diversos significados dependendo da quantidade e parte do corpo onde são tatuados. Normalmente tatuados nas costas das mãos, na região entre o dedo polegar e o indicador, os pontos indicam o tipo de crime praticado pelo portador. Um ponto indica que o criminoso é de menor potencial ofensivo, como os "batedores de carteira", por exemplo. Dois pontos indicam a prática do crime de estupro. Três, tráfico de drogas. Cinco pontos, a prática de roubo. Nove pontos mostram que seu portador é chefe de uma quadrilha ou um homicida reincidente. Quando tatuados no rosto, os pontos acusam que o indivíduo é um estuprador, servindo tal marca para identificá-lo frente aos demais apenados.

"Lágrima no rosto": Usa-se a lágrima tatuada abaixo do olho para homenagear um companheiro ou um familiar que acabou sendo morto. Se a lágrima não está pintada por dentro, pode indicar que o criminoso ainda não concluiu seu trabalho ou vingança. Também é tatuada a lágrima no rosto de um palhaço (geralmente na perna) para lamentar a morte de um companheiro que fora assassinado por forças policiais.

"Sereia": Uma imagem folclórica atrelada à sedução, quando tatuada no braço, peito ou ombro dos detentos indica prisão por crime de abuso sexual. Quando presente na perna, a sereia indica condenação pelo crime de estupro.

"Aranha": A simbologia da aranha, geralmente ligada a uma teia, significa que o marginal age em grupo, fazendo parte de quadrilhas voltadas ao roubo, execução ou sequestros. Em determinados casos, como nos pés ou nas mãos, é tatuada para lembrar um companheiro que está preso ou veio a óbito.

"Polvo": O polvo indica o indivíduo que comete crimes diversos e possui uma "habilidade" em fugir das forças do Estado.

"Saci-pererê" ou "Duende": A figura do "Saci pererê" marca aquele que realiza o preparo e a distribuição de substâncias ilícitas para o tráfico de drogas. Em geral, tal labor é realizado por pessoas que estão ainda iniciando no mundo do crime. Foi muito utilizada durante as décadas de 80 e 90, sendo substituída pela figura do duende nos dias atuais. O "duende", além do significado já citado, é associado àquele que, além do preparo e da distribuição, também realiza o teste de qualidade das drogas antes do produto ser colocado à venda.

"Mago": A figura de um "mago" é muito comum àqueles que fazem uso de drogas ilícitas ou realizam o tráfico de drogas. Na tatuagem, geralmente o mago está fazendo uso de um cachimbo, cigarro ou objeto semelhante.

"Nossa Senhora Aparecida": As tatuagens com a figura de "nossa senhora aparecida" possuem vários significados no mundo do crime. Tatuada nas costas e em tamanho pequeno, identifica elemento praticante de crime de Latrocínio. Quando tatuada nas mãos, braços ou coxas, identifica àquele praticante de homicídio. Tatuada em tamanho grande e nas costas, significa que o preso foi violentado durante o período que esteve na prisão e ao mesmo tempo marca um estuprador.

"Mulher nua com a genitália exposta": A tatuagem de uma mulher nua com a genitália exposta é utilizada por viciados em drogas injetáveis. Usa-se tal identificação para evitar o contato e compartilhamento de utensílios com estes indivíduos dentro do sistema prisional, pois boa parte destes são soropositivos.

"Figura da morte segurando uma foice": É considerada a tatuagem dos "justiceiros". Muitos dos justiceiros são pessoas da própria comunidade que executam bandidos por dinheiro (mercenários), ou simplesmente por sentirem que este é seu dever frente à sociedade. Outra parte destes justiceiros são ex-integrantes das forças armadas, seguranças privados e ex-policiais, além daqueles que sentem-se injustiçados por não conseguiram entrar nas instituições mediante concurso público, passando a fazer justiça com suas próprias mãos.

"Índia": A tatuagem de uma índia indica que o criminoso é especialista em roubo, com grande habilidade em criar maneiras de atrair suas vítimas. Os membros de uma quadrilha que são autorizados a fazer tal desenho usam as armas mais pesadas, como fuzis e metralhadoras durante a execução de seus crimes. O símbolo é atualmente muito utilizado no Estado do Rio de Janeiro.

"Jesus": Representa alguém que foi condenado a pagar uma pena muito longa. Se o desenho estiver na perna ou no peito, significa que o criminoso está envolvido em latrocínio – roubo seguido de morte.

"Carpa": Este é um dos símbolos prediletos do Primeiro Comando da Capital. O peixe representa, no mundo do crime, aquele que nada contra a correnteza. Quase sempre este símbolo é associado aos indivíduos que possuem passagens por tráfico de drogas ou formação de quadrilha. Em posição acendente (com a cabeça para cima), o peixe indica que o indivíduo detém certo respeito na organização, como gerente ou mesmo sendo um líder e conselheiro. Já em posição descendente (com a cabeça para baixo), a carpa indica privilégios dentro do grupo, sendo realizada inclusive por advogados, magistrados ou funcionários públicos financiados pelo crime organizado.

"Amor só de mãe": Uma frase muito conhecida por ser letra de "Rap", mas que no mundo do crime tem um significado completamente diferente do que a população comum imagina. Esse é o código usado para identificar a prática de sexo homossexual forçado na cadeia. Marcado com essa tatuagem, o detento pode ser obrigado a manter relações sexuais com outros presos, muitos deles, dependendo do tipo de crime que cometeram, sendo estuprados diversas vezes no mesmo dia. Em relação ao sexo homossexual consentido, são diversos os símbolos que identificam o praticante: Um coração, um beija-flor, uma borboleta, uma imagem de "São Sebastião", entre outros, revelam àqueles que são adeptos a tal prática nas prisões. Uma "pinta" tatuada no rosto também é comum por parte dos homossexuais.

"Cruz": A cruz faz referência ao indivíduo que já foi preso diversas vezes. Uma cruz, quando tatuada em grande escala e na região das costas representa o elemento perigoso e que não hesita em ir até as ultimas consequências para concretizar seus atos. Quando a cruz é tatuada juntamente de uma caveira, significa sinal de lealdade e respeito entre os bandidos, mas também pode indicar alguém que alega ter matado em legítima defesa.

"Vida Loka": Geralmente é tatuado nos braços para demonstrar que o indivíduo "pertence ao crime"e não mede as consequências dos atos de violência que pratica.

"Serpente": Assaltantes que são considerados traiçoeiros, covardes e perigosos, porém que se orgulham disso. Diferente, no entanto, uma cobra ou serpente em volta de uma faca ou punhal significa que o detento não é de confiança e tal desenho é realizado de maneira forçada por parte de outros criminosos.

"Faca e/ou punhal": Possuem estas tatuagens os indivíduos que já cometeram um ou mais homicídios com o uso de arma branca.

É importante lembrar que tais tatuagens nem sempre possuem o significado citado aqui. A publicação tem apenas o objetivo de relatar o significado de tatuagens conhecidas por agentes da segurança pública, não resultando em uma interpretação unilateral dos desenhos tatuados. Como vivemos em um país de dimensões continentais, a interpretação pode variar dependendo da localidade.

Um abraço!

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações10853
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-tatuagens-no-mundo-do-crime/699343023

Informações relacionadas

Guilherme Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Se você tem ou quer ter tatuagem, não deixe de ler esse artigo! (Parte 2) - Por Diorgeres Victorio

Lucas Ferreira, Advogado
Modelosano passado

Contrato de Prestação de Serviços para Locação e Administração de Imóveis

Hilbert Lausmann Gomes, Advogado
Modelosano passado

Contrato de Administração de Locação

Guilherme Siqueira, Advogado
Notíciashá 7 anos

Se você tem ou quer ter tatuagem, não deixe de ler esse artigo!

Tribunal de Justiça de São Paulo
Jurisprudênciahá 5 meses

Tribunal de Justiça de São Paulo TJ-SP - Habeas Corpus Criminal: XXXXX-68.2023.8.26.0000 Cândido Mota

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)